sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tribos urbanas: e você que estilo se encaixa?

Diversidade diz respeito à variedade de idéias, características, estilos ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Aqui irei me deter a tratar os vários estilos (hoje muito presentes no nosso cotidiano) com relação ao vestuário. 
Atualmente o que vemos é uma variedades de estilos que se refletem, entre outros, nos modos de se vestir, temos várias tribos: emos, punks, hippies, góticos, patricinhas, nerds, playboys, cosplay, e por ai vai. É claro que não irei tratar de todas as tribos, senão daria um livro, mas vou tentar resumir em estilos bem freqüentes pelas ruas, redes sociais, praças, shoppings, etc.

PUNKS
É um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 1970, que tem como principais características músicas simples, rápidas e agressivas, temas que abordam idéias anarquistas, niilistas e revolucionárias, ou sobre problemas políticos e sociais. Com relação à moda punk é um estilo “agressivo”, que foge dos padrões da moda. Lembrando que este termo moda não é bem aceito entre os punks, pois remete a uma idéia de modismo ou mera aparência, os punks normalmente definem sua moda como visual.

Como se pode observar na imagem acima o visual punk caracteriza bem o movimento, através dele conseguimos identificar um punk sem maiores dificuldades, pois há uma série de elementos típicos do estilo: calças justas ou rasgadas, alfinetes, patches (emblemas), bottons de banda, jaquetas de couro, coturnos, correntes, cortes de cabelo (moicano), spikes, muitos inclusive fazem customização nas próprias roupas, etc.

O visual punk, em sua maioria, é deliberadamente contrastante com a moda vigente, este apresenta elementos contestadores ou para algumas pessoas, até mesmo ofensivos aos valores aceitos socialmente. Assim como os punks renegam determinados estilos, é naturalmente compreensivo que algumas pessoas não gostem do visual punk, desde que cada um guarde a sua opinião para si e reserve o direito do outro de escolher a maneira como ele quer se vestir.

EMOS
Emo, segundo alguns artigos, é uma abreviatura de "emotional hardcore", ramo romântico do hardcore, praticado nos Estados Unidos desde os anos 80. Os emos normalmente são taxados de tristes, emocionais demais, sentimentais, chorões, porém nada disso vem ao caso agora, aqui o que me interessa é mostrar que eles também têm um estilo próprio de se vestir.

Como se observa na imagem acima, os emos assim como vários outros estilos, são facilmente identificados pela visual, que em geral consiste em: trajes pretos, listrados, Mad Rats (sapatos parecidos com All-Stars), cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos, maquiagem bem marcada, piercings, rebite, roupas com desenhos infantis, etc.

Muitas pessoas estão adotando as roupas e acessórios dos emos. Segundo a jornalista de moda Lilian Pacce, os emos ao mesmo tempo em que demonstram rebeldia, que aparece no preto, têm também uma vontade de se manter na infância. Essa nova tribo está tomando conta das ruas das cidades brasileiras, isso também têm desencadeado um enorme preconceito contra eles. Não é incomum que os emos sejam insultados ou até agredidos por outros jovens. Eu volto a repetir cada um deve viver a sua vida como bem entender.

HIPPIE
Os "hippies" eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 1960, entre outros, estes adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza.

Com relação ao estilo de roupa, geralmente são roupas velhas (oposição ao consumismo), cores berrantes, calças boca-de-sino, camisas tingidas, roupas de inspiração indiana, roupas confortáveis e práticas, vestidões longos, saiões, sandálias rasteiras, acessórios artesanais, etc.

A moda de inspiração hippie é democrática, o que permite que os hippies usem variadas peças, a maioria das pessoas acham que o estilo hippie é muito “largado”, no entanto, os hippies não parecem se importar nem um pouco, com a opinião alheia sobre o seu estilo de vida.

GÓTICOS
A cultura gótica abrange um estilo de vida, estando a ela associados, principalmente, gostos musicais dos anos 80, estética com maquiagem e penteados alternativos e, certa "bagagem" filosófica e literária. O visual gótico é outro que não passa despercebido e chama a atenção em qualquer lugar.

O visual gótico como nos mostra a figura acima, caracteriza-se por: a cor preta é predominante (vermelhas são também usada), maquiagem escura, olhos bem marcados (alguns aderem a lentes para melhor destaque), acessórios metalizados, corselets bem trabalhados, coturno, alguns homens gostam de vestir peças do vestuário feminino (saias por cima de calças), casacos, mangas largas, usam crucifixo como acessório, etc.

A moda gótica também é uma forte maneira de expressão, ela é rica em características. Suas vestes não são apenas roupas ou maquiagens sem sentido, mas uma maneira de se expressarem como crítica a sociedade. Existe uma determinada estética artística em suas vestes, onde as roupa se caracteriza pelo seu corte e linhas verticais ajustadas ao corpo.

PATRICINHA
A gíria patricinha remete a mulheres que tem uma preocupação em se vestir de acordo com a moda, normalmente vivem em grupos e estão sempre bem arrumadinhas, são freqüentadoras assíduas dos shoppings.

Como já foi mencionado a patricinha tá sempre bem vestida, a maioria usa roupas de grifes conhecidas, roupas rosas, salto alto, mini saias, sempre bem maquiadas, bastante calças jeans, vestidos com estampa, jóias, etc.

As pessoas costumam associar as patricinhas a pessoas metidas, a própria gíria patricinha já nos remete a algo pejorativo, mas devemos lembrar que não é porque você vesti um estilo, que necessariamente você tem que ser de um determinado jeito. Afinal metidas existem dentro de qualquer estilo.

COSPLAY
Cosplay é abreviação de costume play, que pode traduzir-se por "representação de personagem a caráter". Caracteriza-se por uma atividade lúdica praticada principalmente por jovens, que se disfarçam ou fantasiam-se de algum personagem real ou ficcional, acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível.

O cosplayers não tem um estilo de roupa especifico, na verdade estes se vestem de acordo com o seu personagem favorito de mangás, animes, comics e videogame, quadrinhos, etc. 

O cosplayer se caracteriza de acordo com personagem que queira homenagear, representa a personalidade deste e em alguns eventos pode até mesmo competir com outros cosplayers em concursos, embora o grande barato e diversão sejam a exposição e o contato social gerado dentro do ambiente.

Bem, como sabemos existem uma série de estilos ou visuais espalhados pelo mundo afora, cada pessoa se identifica com uma determinada tribo e a partir disto escolhe seu estilo. É claro que aqui só pude pincelar sobre alguns dos milhões de visuais que existem, bem que eu queria, mas obviamente não daria para falar nem de um terço dessas tribos urbanas, portanto tive que optar por estas das quais me refiro acima.
Desde já peço desculpas, se em algum momento definir ou falei algo errado sobre algum dos estilos acima, afinal apenas li e com ajuda da internet, tentei esclarecer alguns pontos, mas como não sou uma especialista no assunto, posso ter pecado em algumas coisas.
Quero deixar bem claro que independente do tipo de roupa que você vista ou se você não se enquadra em estilo nenhum (faz seu próprio estilo), acredito que o importante é que você se sinta bem com a roupa. Vista o que você quiser, e da feita que vestir segure, saia de casa se sentindo a própria Gisele Bündchen ou o galã a da novela das 21:00.
Eu sei o quanto é difícil para o ser humano não julgar as pessoas, normalmente a gente olha e se não fala, pelo menos pensa em algo nem sempre agradável sobre a personalidade do individuo só por causa da roupa, do penteado, da maquiagem. Chego a pensar que é até extinto do humano fazer isso, porém o que não devemos esquecer é que: ROUPA NÃO DEFINE CARÁTER DE NINGUÉM!!
By: Ana Caroliny
Fonte: Wikipédia e internet no geral.

18 comentários:

  1. Egua.. ate q vc escreve bem.. gostei do blog..e ai? rolaa?

    ResponderExcluir
  2. haha...palhaço...gaiato!!
    mas obg. pelo gostei do blog.

    ResponderExcluir
  3. os emos não existem mais !!! hauhauahuhua ..

    ResponderExcluir
  4. Em alguns lugares que eu vejo eles ainda estão bem presentes...=)

    ResponderExcluir
  5. Essas patricinhas estão arrebentando hein.....

    ResponderExcluir
  6. olha gostei do teu blog é beem criativo ..... parabéns!!!!!Bjinhus!!

    ResponderExcluir
  7. Obg.
    Bem vindo, venho visitar sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  8. Faltou mtas tribos... é q não dava pra falar de todas, por que senão não ia dar no post... uhauhauh

    Obg. pela visita!!

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  9. adorei embora faltou estilos mas esta bom pelo menos isso define a difusao de estilos e a que pensam a sociedade

    ResponderExcluir
  10. POSEEERRSSSS!! E muito HARD ROCK pra gente galera!!! BJS ;*

    ResponderExcluir
  11. Aaah coloca maiis tribooos aii vaaiii... coloca em outro post por favooor?? *---*
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Naum tenho preconceito com nem um deles... Muito pelo contrario eu adoro td´s esses estilos pena q nem td´s gostam, mas eu naum sou assim acho legal e até curto algum desses...as pessoas devem deixar o preconceito de lado e deixar q kda um viva a sua vida...

    ResponderExcluir
  13. gostei muitissimo desta matéria e deste blog, o modo como vc retratou as tribos para mim foi exelente, apesar de que não faço parte de nenhuma (Na real sou Otaku) Mas como conheço gente que seguem estes estilos entre outros acho que você foi muito bem!

    ResponderExcluir
  14. Gente, obrigado pelos comentários...

    Vida corrida, ando sem tempo para os blogs... mas sempre q posso dou um jeito de passar aki...

    Obg msm.

    ResponderExcluir
  15. PUNKS AREBENTAO E ISO AI

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito desse post,amei todos esses estilos,mas o que me chamou mais a atenção foi o emo.Gostaria de saber qual é o nome do penteado que o rapaz da foto de baixo tá usando.

    ResponderExcluir